A Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará o teste de proficiência em alemão, espanhol, francês e inglês do Programa de Proficiência em Leitura em Línguas Estrangeiras (PROFILE), em maio. A inscrição está sendo realizada através da área de cursos aqui do site da FADESP.

A certificação é voltada a candidatos aos Programas de Pós-Graduação strictu sensu(Mestrado e/ou Doutorado) da UFPA ou de outra Instituição de Ensino Superior. Antes de se inscrever, o interessado deve se informar se o Profile é aceito na instituição, qual a grande área do conhecimento e a língua que fazem parte do programa.

A inscrição será realizada até o dia 26 deste mês de abril. É necessário se cadastrar no site da FADESP (caso ainda não possua cadastro), preencher o formulário online, gerar e pagar o boleto da taxa de R$ 60,00 até a data do vencimento.

A prova será realizada dia 14 de maio, no campus da UFPA, em Belém. O horário e a sala serão informados a partir das 18h do dia 8 de maio, através do site do PROFILE (www.profile.ufpa.br), sendo de responsabilidade do candidato acompanhar o site para se manter atualizado.

Os candidatos podem se inscrever em mais de uma língua e caso os horários coincidam, terão somente as três horas para fazer os dois exames. A prova é composta de um texto na língua estrangeira escolhida pelo candidato, com perguntas em português.

Para ser aprovado, o candidato deve alcançar cinco dos dez pontos totais da prova. O resultado será divulgado às 18h do dia 31 de maio. As regras, provas aplicadas nos anos anteriores e demais datas estão no edital disponível no site do PROFILE.

Fonte: FADESP/UFPA