O governo brasileiro tem investido esforços na busca de inovação tecnológica como atividade central de sua economia. Nesse contexto, a biotecnologia desponta como um dos setores estratégicos para o desenvolvimento do Brasil, consistindo no uso de processos biológicos, seja de micro-organismos ou seres multicelulares, para benefício humano, através do desenvolvimento de produtos ou processos, que possam ser explorados comercialmente ou para o bem comum.

Considerando o grande potencial da Biotecnologia para o desenvolvimento sustentável regional, a Universidade Federal do Pará (UFPA) fundou em 2011 o Programa de Pós- Graduação em Biotecnologia da UFPA (PPGBIOTEC), em nível de Mestrado e Doutorado, com o objetivo de contribuir para a formação de recursos humanos, acelerar e direcionar o processo de formação e aumentar a utilização dos laboratórios existentes, por meio da assimilação dos novos docentes pelos grupos já consolidados, com aumento de produtividade para atuarem em Biotecnologia na região Amazônica. Hoje, o corpo decente do PPGBIOTEC era formado por 25 doutores, sendo 19 permanentes e 6 colaboradores.

O aluno formado pelo Programa será capaz de trabalhar com as ferramentas básicas da biotecnologia e será habilitado a desenvolver seu projeto em uma das linhas de pesquisa ofertadas pelo programa. Pretende-se, assim, formar profissionais com um perfil empreendedor, que possam dialogar com o setor produtivo e de prestação de serviços à comunidade.

O Programa fornece a base teórica para o desenvolvimento de projetos em quatro linhas de pesquisa, definidas de acordo com a competência e experiência de orientação dos docentes do programa: Biotecnologia Molecular e Bioinformática Aplicada à Genômica, Biotecnologia Molecular e Bioinformática Aplicada à Proteômica, Biotecnologia de Recursos Naturais Aplicada à Agroambiental e Biotecnologia de Recursos Naturais Aplicada à Saúde.

Ao final de 2017, após a avaliação quadrienal da CAPES, o PPGBIOTEC passou para nível 5 e o Corpo Docente realizou a reforma da grade curricular, atualizou as disciplinas, as áreas de concentração e linhas de pesquisa, adequando às necessidades dos discentes e docentes. Fez uma reforma nos critérios de avaliação interna e na forma de ingresso do processo de seleção. A coordenação trabalha na reforma do regimento interno neste momento. Tudo com o intuito de trazer inovação e melhorias.