2017 - Atual

Área de concentração: Biotecnologia

 

Linha de Pesquisa:

Biotecnologia Molecular e Bioinformática Aplicada à Genômica

 

Linha de Pesquisa:

Biotecnologia Molecular e Bioinformática Aplicada à Proteômica

 

Linha de Pesquisa:

Biotecnologia de Recursos Naturais Aplicada à Agroambiental

 

Linha de Pesquisa:

Biotecnologia de Recursos Naturais Aplicada à Saúde

 

2011 - 2016

Área de concentração: Bioprospecção

A bioprospecção é a recuperação de informação de interesse biotecnológico a partir de uma amostra. Inúmeras técnicas podem ser utilizadas para explorar amostras biológicas que contenham uma grande diversidade de alvos de interesse biotecnológico, desde amostras que contenham uma única espécie, como culturas puras de microrganismos, a amostras que contenham uma grande diversidade de espécies, como terra ou tecidos com uma diversa microbiota. Das amostras, podem identificadas proteínas (enzimas, fatores de crescimento, proteínas estruturais, etc.), metabólitos secundários (alcalóides, ácidos graxos, terpenoides, antibióticos), genes que codifiquem proteínas de interesse e mRNAs que regulem a expressão gênica na célula. Muitas dessas moléculas podem ser transformadas em produtos comercializáveis pela indústria através da aplicação da informação recuperada pela bioprospecção em pesquisa biotecnológica.

 

Linha de Pesquisa:

Genômica, Transcriptômica, Proteômica e Bioinformática de Microrganismos e Plantas

Sequenciamento completo de genomas de microrganismos de interesse biotecnológico. Estudo da transcrição diferencial de genes de organismos (plantas e microrganismos) sob diferentes condições ambientais. 

 

Linha de Pesquisa:

Química Orgânica de Biomoléculas

Estudo do perfil de metabólitos em células. Prospecção de metabólitos secundários de interesse biotecnológico através de ensaios químicos.

 

Área de concentração: Biotecnologia Aplicada

É a transformação de um alvo de interesse biotecnológico em produto ou processo comercialmente viável e requer uma maior compreensão sobre as propriedades físicas, químicas e biológicas da molécula de interesse. Para tal, são feitos vários ensaios específicos usando a molécula ou célula com potencial biotecnológico. A eficiência, sensibilidade, especificidade, estabilidade e inocuidade do produto ou processo devem ser avaliados para que este seja comercialmente viável.

 

Linha de Pesquisa:

Produção de Insumos e Processos Industriais

Desenvolvimento e produção de insumos e processos para a indústria de bicombustíveis, farmacêutica, cosmética, agropecuária e de alimentos.

 

Linha de Pesquisa:

Saúde Humana e Veterinária

Biotecnologia aplicada ao Diagnóstico: Desenvolvimento de testes de biologia molecular e de kits para o diagnóstico sorológico de doenças que afetam humanos e outros animais; Biotecnologia aplicada à terapêutica: utilização de células-tronco no tratamento de agravos de saúde; Biotecnologia aplicada à Profilaxia: desenvolvimento de imunoprofiláticos a partir de sequências de ácido nucleico de patógenos que apresentem algum potencial imunogênico.