Por solicitação do Prof. Rômulo Angélica, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, fazemos ampla divulgação da Portaria n. 206/2018 da CAPES, cujo objetivo é garantir que bolsistas e todos aqueles que tenham recebido auxílio à pesquisa desta Fundação Pública saibam que devem fazer referência ao apoio recebido da referida agência em seus artigos, dissertações, teses e quaisquer trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, em quaisquer línguas, que decorram de atividades financiadas, integral ou parcialmente, por este órgão público federal.

Bolsas de Estudo de Excelência do Governo Suíço 2019/2020

a Embaixada da Suíça abriu inscrições para o programa de bolsas de estudo destinado a estudantes brasileiros já graduados. As oportunidades abrangem três modalidades acadêmicas:

a)    Doutorado: Candidatos interessados em cursar doutorado em uma universidade suíça com duração máxima de 3 anos;

b)    Pós-Doutorado: Pesquisadores que já possuem um doutorado, que desejam conduzir uma pesquisa de pós-doutorado em uma universidade suíça com duração máxima de 12 meses;

c)     Pesquisa: Candidatos já inscritos em programas nacionais de doutorado, ou médicos que cursam especialização, que estejam interessados em fazer pesquisa em uma universidade suíça com duração máxima de 12 meses.

 

Os critérios de elegibilidade e mais informações sobre a chamada para o ano acadêmico de 2019-2020 estão disponíveis para consulta na página da Comissão Federal de Bolsas para Estudantes Estrangeiros (FCS) por meio do seguinte link:

 

https://www.sbfi.admin.ch/sbfi/en/home/topics/swiss-education-area/scholarships-and-grants/swiss-government-excellence-scholarships-for-foreign-scholars-an.html

 

A partir desta segunda-feira, 4, as instituições com Programas de Pós-graduação (PPGs) recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) da Região Norte do Brasil e do estado do Maranhão têm a oportunidade de se inscrever nos editais do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD/Amazônia) e do Professor Visitante Nacional Sênior na Amazônia (PVNS – Amazônia).

O PROCAD/Amazônia e o PVNS – Amazônia receberão até o dia 16 de julho de 2017 a inscrição de projetos conjuntos de ensino e pesquisa que aprimorem a formação pós-graduada visando à melhoria da qualidade dos PPGs e a diminuição das assimetrias regionais, propiciando também a realização de estudos ou pesquisas de alto nível a professores-pesquisadores de consagrado mérito científico e reconhecida experiência acadêmica, respectivamente.

Maiores informações no site:

http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8904-capes-lanca-editais-para-fortalecimento-dos-ppgs-da-regiao-norte-e-maranhao

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Empresa Multinacional Natura fizeram uma parceria para estimular a produção de artigos de alta relevância científica e tecnológica e premiar seus autores. A baixo os temas e os requisitos necessários para inscrição: