Saúde pública
Em 2006, o professor Hervé Rogez iniciou um estudo sobre a transmissão da doença de chagas por meio do açaí, motivado pelo surto da doença em várias cidades paraenses neste período. O Ministério da Saúde acionou diversos especialistas para investigarem as causas dessa contaminação. Com o estudo, o pesquisador pôde constatar quais foram essas causas e promover ações, juntamente com o Governo do Estado e a população, para prevenir a doença e melhorar a qualidade do produto que é oferecido. O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia vem contribuindo expressivamente em áreas necessárias à sobrevivência humana e a sua melhor condição de vida. A colaboração se dá por meio da produção e melhoramento de alimentos, controle de pragas, sanidade animal, diagnóstico de doenças hereditárias, produção de hormônios, dentre outros.
Exploração de Patente
Há envolvimento de docentes permanentes do Programa na organização de empresas de biotecnologia como a AMAZON DREAMS resultando em premiações muito relevantes em dezembro de 2012 e de uma Patente em 2013 (do Prof. Hervé Rogez, com participação do discente Fábio Gomes Moura) com contrato de exploração assinado entre a UFPA e uma empresa privada (Amazon Dreams). Entre 2014 e 2016, houve depósito de mais patentes com participação discente.
Financiamento de Projeto
Por fim, na França, tem um projeto envolvendo o CIRAD e a Univ. de Montpellier através do Dr. Fabrice Vaillant e a Univ. de Avignon pelo Dr. Raphael Lugan. Este projeto (2015-2018) é totalmente financiado por uma empresa privada (Naturex) e conta com a bolsa de uma doutorando do PPGBIOTEC (Lívia Dickson Chen) a qual passou 18 meses na UFPA e está atualmente para 20 meses na França.